Mas o que você gosta de ler mesmo?

Eu sofria de uma dificuldade ridícula em responder a esta pergunta; temia parecer arrogante. Mas descobri que a maioria das pessoas que me indagavam não fazia a menor idéia de quem eram os autores que eu citava – na melhor das hipóteses, associavam Machado de Assis às leituras obrigatórias dos tempos de escola. Ou seja, eu acabava com a fama de não ter passado da fase literária juvenil.

Não que eu realmente me importe com isso hoje em dia. Na verdade, pouco me importa também se as pessoas lêem, em sua maioria esmagadora, J.K. Rowling e Paulo Coelho. O fato é que, em algum momento da minha precária e auto-didata formação, inclinei-me para o que receio chamar de grande literatura e abandonei quase totalmente os livros menos ambiciosos (o mesmo não aconteceu com o cinema; ainda assisto a Bergman e blockbusters indiscriminadamente, mas isso é assunto para outro post). E é curioso, porque você passa a fazer parte de um tipo de “clube” invisível e proporcionalmente quase deserto. Quem está do lado de fora não entende qual a graça daquelas obras que quase ninguém conhece e, mesmo que você seja o mais pateticamente humilde dos leitores, passa a vê-lo como representante de uma forma incompreensível de elite. Como elite é um palavrão aqui no Bananão, nem é preciso dizer a imagem que será feita de você.

Por isso, para encurtar a história, digo logo que leio o que os críticos gostam. Sim, é uma semi-mentirinha inocente, mas evita que eu tenha que explicar porquê diabos Thomas Bernhard é superior a Dan Brown.

Deixe um comentário

