Apocalypto

Talvez não seja exagero dizer que Mel Gibson entende bastante de cinema; daquelas qualidades absurdamente populares e também dos subtextos mais elaborados. Vejamos os 3 filmes que valem a pena ser vistos dele: Coração Valente é uma história de luta e resistência de um homem e seu povo, A Paixão de Cristo dispensa explicações e Apocalypto centra seu foco num sujeito que tenta sobreviver a toda provação possível para voltar à sua família. São histórias incrivelmente simples, de identificação quase imediata (ao menos para um ocidental), o que permite a Gibson se concentrar em suas taras estéticas: a reconstituição histórica e a violência.

Em Apocalypto, ambas estão em grau elevadíssimo, e são colocadas a serviço de uma história escrita com cuidado, alternando momentos, digamos, intimistas (o velho que conta histórias míticas para a tribo ao redor da aldeia), charlesbronsonianos (sim, há aquele inimigo especialmente malvado que tomará uma surra no final) e épicos, claro. E é desta combinação que o filme extrai sua força, obviamente selvagem. É cinema com tudo o que pedimos para duas horas de completa imersão: uma boa dose de clichês, alguma ousadia, um personagem principal com uma missão quase impossível a cumprir.

Tenho uma imensa preguiça para comentar as chatíssimas polêmicas envolvendo os filmes de Gibson; fiquem com Apocalypto, seus jorros de sangue, (dizem alguns especialistas) imprecisões históricas e atores desconhecidos e bacanas.

De certa forma, Apocalypto é o contrário do O Novo Mundo, de Terrence Mallick, que também é ótimo por outras razões – sim, eu assumo que gostei dos filmes do Mallick. Ainda preciso falar deste último.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: