Dos tipos de comédia

Embora tenha o hábito de ver vários filmes, evito com alguma frequência as comédias, por uma razão bem simples: a maioria simplesmente é incapaz de fazer alguém rir. Talvez seja efeito colateral por assistir a Monty Python demais, ou talvez as comédias estejam mesmo num nível bem indigente. Por força de companhia, assisti a um número razoável de comédias nos últimos tempos e criei uma classificação para os exemplares sem graça, que acredito seja razoável.

O tipo mais comum é a “comédia-bunda”. É caracterizada por ser escrita e dirigida por bundões, que enchem os dois primeiros atos com piadas (o que acaba por salvar algumas) e esfregam uma liçãozinha de moral vulgar na cara do espectador no ato final. Dois é Bom, Três é Demais, O Todo-Poderoso e Licença para Casar são exemplos perfeitos do gênero. Há ainda a comédia “coito interrompido”, um tipo bem mais irritante. No “coito interrompido”, o roteirista cria o cenário para uma piada que promete ser ótima, os atores se esforçam para passar esta idéia e nada acontece. O protótipo desta categoria é a bomba Quero Ficar com Polly, com o onipresente Ben Stiller; não há uma única cena realmente engraçada em todo o filme, que patina para todos os lados e não chega a lugar algum. Finalmente, coroando as comédias sem graça está a “comédia desgraçada”, em que nada, nada mesmo, absolutamente nada se salva, e o trambolho só é classificado como comédia pelos seus próprios produtores. A Sogra é a “comédia desgraçada” mais perfeita que já vi; estúpida, indigente, esquemática, ridícula, chega a apelar para a presença de um pedófilo numa tentativa abominável de fazer o espectador rir. É bem possível que A Sogra seja o pior filme que já vi, embora aberrações como Operação Babá e A Creche do Papai estejam bem perto.

Mas ainda tenho alguma esperança: tenho uns dois ou três candidatos a boas comédias na lista de espera. Se me decepcionarem, terei que rever A Vida de Brian e Em Busca do Cálice Sagrado pela milésima vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: