Cegueira e política

Nunca consegui entender muito bem o entusiasmo de pessoas comuns pelos políticos. Ver um bando de sujeitos rindo, gritando e aplaudindo um homem de política em seu palanque sempre me pareceu uma mistura mal ajambrada de hipocrisia, ingenuidade e canalhice temperada com auto-engano. Não, não sou um desses que afirmam que “todo político é igual”, porque esta frase desastrada apenas estabelece uma distância artificial entre quem a emite e a realidade, é uma forma de se pretender interessante ou inteligente. O outro extremo é a militância, que não é mais do que uma forma de cegueira. Em ambos os casos, estas abordagens mostram uma certa incapacidade de se achar um lugar para a política na vida comum. Acaba sendo mais fácil deixá-la contaminar tudo. E aceitar que “tudo é política” também é decretar a morte do próprio espiríto.

Lembro-me sempre de uma frase do livro do historiador John Luckács, O Duelo: Churchill x Hitler (não estou com o livro à mão, logo, contente-se com uma citação torta e de cabeça): Churchill tinha princípios, enquanto Hitler tinha um conjunto de conceitos fixos sobre o mundo, algo assim. E princípios guardam uma certa flexibilidade, ou melhor, são quase sempre uma tentativa sincera de se tentar enxergar e entender o mundo enquanto os crentes na política (sejam os áulicos de comício ou os intelectuais de escritório) iludem-se com a possibilidade de tentar mudá-lo. É desnecessário dizer que esta pretensão ridícula já cobrou seu preço ao longo do século XX e continua a nos intoxicar diariamente.

Ainda que surgisse um político cujo discurso se encaixasse perfeitamente no meu, eu seria incapaz de pular como uma macaca de auditório sorridente a seu favor. Certamente, ele teria o meu voto porque não tenho vergonha de defender suavemente os meus princípios e, talvez, eu diria a quem estivesse disposto a ouvir as minhas razões para apoiá-lo. Mas isto é coisa que faria em particular, jamais o chateria com este tipo de coisa neste blog, não se preocupe.

Penso nisso sempre que vejo cenas ridículas assim.

Deixe um comentário

