Onde declaro minha admiração pelo Gigante de Ferro

Eu já disse que O Gigante de Ferro é meu desenho animado preferido? Que acho o seu diretor, Brad Bird, criador dos excelentes Os Incríveis e Ratatouille, um gênio do cinema? Que eu daria um rim para trabalhar na área de criação da Pixar? Sim, eu falo sério – metaforicamente sério.

Mas, de volta ao assunto do título, agradeço a este post do Hiro (ilustrador de primeiríssima categoria), que me levou ao site Ultimate Iron Giant, com esboços (sketches), material promocional, artes originais, bonecos, tudo o que um fã do filme pode querer. Pouca gente sabe, mas o Gigante de Ferro é inspirado no livro de mesmo nome, cuja origem é trágica : foi escrito pelo poeta Ted Hughes para seu filho, quando sua mulher e também escritora, Sylvia Plath, se matou. Nunca o li, mas sei que o livro é (obviamente) mais triste do que o filme. A produção norte-americana de 1999 combina com habilidade e delicadeza temas como ficção científica, guerra fria, o Super-Homem e as obsessões aventurescas da infância masculina. Uma obra-prima.

Sim, o nome do filho de Ted Hughes? Hogarth, claro.

2 Respostas to “Onde declaro minha admiração pelo Gigante de Ferro”

  1. léo e só Says:

    Rapaz, essa foi uma surpresa de sessão da tarde. Estava eu de ´ferias quando vi a Globo anunciar esse filme. Pensei, por que não. Valeu a Pena, emuito.

    Não sabia que era da Pixar. Tá aí o porquê de ser tão bom.
    Nunca vi um filme mediocre da Pixar. O masi fraco deles, ainda é melhor que muito filme que sai por aí.

    abs

  2. marcelopes Says:

    Pois é, Léo, comigo tb foi assim. Comecei a assistir sem esperar grande coisa e acabei fisgado. Mas o filme não é da Pixar, o modo como escrevi deu a entender isso. Ele é da Warner, que na época não deu o devido crédito que a produção merecia – os criadores tiveram problemas com orçamento e o filme acabou lançado em poucas salas, infelizmente.
    Depois desta experiência, o Brad Bird acabou indo para a Pixar. E, claro, não existe filme ruim feito pela Pixar – por isso, como dizem os gurus de RH, ela sempre atrai talentos.

Deixe um comentário

