Ponte para Terabítia (o filme), de Gábor Csupó

Dentre várias outras coisas, a infância é também uma imensa chateação. Passa-se boa parte dela dividido entre as expectativas ridículas do grupo a que se deseja pertencer (no que as crianças imitam a cretinice adulta, acrescida da naturalidade infantil, frequentemente de mãos dadas a uma crueldade quase inacreditável) e àquela desconcertante capacidade de imaginação que vamos perdendo ao longo do tempo. É este dilema sem solução que vive Jess; acuado e solitário na escola, porém capaz de criar mundos inteiros com seus desenhos. Neste aspecto, a infância é um vácuo especialmente doloroso, do qual nos salvamos única e exclusivamente graças a uns poucos amigos.

É exatamente uma amiga, Leslie, quem dará a Jess os instrumentos para exercitar sua imensa imaginação sem culpas e o levará a um amadurecimento triste, suave e profundo. É Leslie quem lhe apresentará Terabítia, uma terra imaginária além do riacho que corta a floresta perto da casa dos dois. Leslie é a menina inteligente, bonita e um tanto deslocada com que muitos meninos sonham secretamente, aquela figura destemida que parece entender sem alarde o que os garotos pensam, mas jamais deixa de ser uma garota.

Todo o elenco está ótimo, incluindo o eterno andróide Robert Patrick , compondo um duro, derrotado e amoroso pai, que me lembrou bastante o Chris Cooper de O Céu de Outubro. A naturalidade com que o trio de crianças (há ainda a irmã menor de Jess, May Belle) protagonistas atua impressiona bastante, especialmente a pequenina. O diretor húngaro Gábor Csupó, egresso do mundo da animação, onde produziu Rugrats e Duckman (um dos meus preferidos), deveria ganhar um prêmio especial por isto.

 Há uma reviravolta dramática e triste, que força Jess a amadurecer exatamente por perceber que ainda é uma criança (e sua paixonite pela professora interpretada por Zooey Deschannel, mais adorável do que nunca, é o símbolo maior disto. Assim, Pontes para Terabítia, vendido como uma fantasia ao estilo do destrambelhado e mediano Crônicas de Nárnia, é, na verdade, um drama infanto-juvenil cuja estrutura lembra um pouco a obra-prima de Guilhermo delToro, O Labirinto do Fauno,  acrescida de alguns toques do inesquecível A História sem Fim. Poucos filmes são capazes de evocar de forma tão inteligente e emotiva a infância como Pontes para Terabítia; mesmo com seus clichês (e também por causa deles), merecia uma recepção menos fria do público. Curiosiamente, o livro no qual se baseia o filme foi escrito por Katherine Parson em 1978 e já sofreu uma adaptação em 1985 para a TV canadense. 

Cotação: **** (Só não ganha mais uma por causa da seqüência da pintura da casa de Leslie, que parece ter sido criada para um comercial de sabão em pó)

11 Respostas to “Ponte para Terabítia (o filme), de Gábor Csupó”

  1. urubusputanus Says:

    sim, O filme evoca e nos faz regressa à criança que esquecemos quase sem perceber e esquecemos que é lá na infância que alicerçamos a base do que somos hoje, o filme vai além do esperado, pois a fantasia é a mais real possível. não há truques a meu ver e sim a pura imaginação lúdica a qual todos somos vítimas.

  2. Marcelo Lopes Says:

    Não sei se todos somos vítimas da imaginação lúdica, urubusputanus. Eu mesmo conheço pessoas que parecem jamais ter tido imaginação alguma, sempre foram presas unicamente a esta realidade aqui.
    Abs.

  3. urubusputanus Says:

    de toda a forma é o que vejo presente na película. Terabítia é nada menos que a ludicidade bravia de quem precisa evocar uma fuga… e nesse mundo eles se desprendem do real com elementos que são visivelmente reais, assim como o vento, as árvores, o rio….

    sei lá, muita loucura o que disse né…

    http://www.soldadinhodechumbo.wordpress.com

  4. Donnie Darko « Universo Tangente Says:

    […] aqui talvez seja a coisa mais interessante do filme. Assim como em outras produções, como Ponte para Terabítia (sim, eu estou apontando para o meu próprio blog, que vergonha), a adolescência em Donnie Darko […]

  5. thays m a pereira Says:

    esse filme eu ja asisti e´incrivel que pene que a menina morre mas o filme é fasinante vou querer asistir o filme mais de 3veses pode apostar eu e minha esrmãm choramos o filme é lindo dou no ta1.00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001

  6. Marcelo Lopes Says:

    thays,

    O filme é ótimo mesmo.
    O que me intriga é aquele algarismo “1” no final da sua nota ultra-máxima…

    Abs!
    Marcelo.

  7. Ana Says:

    gostei
    triste mais incrivelmente encantador…
    gostaria de saber se la no fundo o jess gostava de leslie tbm…
    mais enfim.. poucas vezes chorei em algum filme … mais esse eu transbordei eem lagrimas
    lindo nota 1.000.

  8. Marcelo Lopes Says:

    Ana,

    O filme é emocionante mesmo. Simples, triste e encantador.

    Abs!
    Marcelo.

  9. gabriela Says:

    bha!!eu olhei este filme na minha escola eu quese chorei mas este é o filme mesmo é o unico filme q eu olhei na escola e ameiiiiiii.
    As profs acertaram o filme bha

  10. pedro henrique ribeiro Says:

    cara eu adorei o filme mas não entendi porque a menina morre,cara eu espero o filme inteiro e no final a menina morre se é desse jeito faz o 2 e fala que ele estava sonhando e vendo o que ia acontecer aí ele pode salva-lá,obrigado por favor eu te imploro faz o segundo filme,quando eu vi que ela tinha morrido eu chorei por uma hora então se estiver lendo por favor fassa o outro filme ou entre em contato comigo/84697549,obrigado!!!

Deixe um comentário

