Topifaive obras de arte ridículas, idiotas ou grotescas

Desde que o mundo da arte passou a viver de instalações, foi tomado também por empulhações; algumas delas são engraçadas, outras ridículas. E uma boa parte é simplesmente grotesca. Aqui reúno as cinco mais recentes de que me lembro e que gostaria de esquecer.

1) Todos os quadros de Pricasso

Não, eu não escrevi errado – não desta vez. Pricasso é o pseudônimo de um artista chamado Tim Patch. Suas obras não têm absolutamente nada de especial além do fato de ser pintadas com o pênis do sujeito – e eu não farei piada aqui com aquela velha pergunta nem com o termo “broxa”, ok?

2) A Nossa Senhora cercada por excrementos de elefante e pornografia

Em 1999, Chris Ofili apresentou esta obra no Brooklyn Museum, obviamente debaixo de muita polêmica. Mau-gosto à parte, parece ter cumprido sua missão de chamar a atenção da mídia para si mesmo. De qualquer forma, o quadro é feio, muito feio.

3) Monstros imaginários ressecados

No sempre bacana blog do Hiro, encontrei os links para o trabalho do artista Hajime Emoto, o “museu das criaturas fantásticas”. Não é um local muito bonito para visitar, mas se há um Fox Mulder escondido aí dentro de você, ele vai adorar ver estes monstrengos falsos expostos como se seus corpos tivessem sido encontrados em estado de mumificação. Já prevejo dezenas de e-mails com fotos destas joças transformados em spam e assustando inocentes internautas. Mais ou menos como este aqui.

4) O cubo gigante de esperma

Da mesma fonte do anterior, vem este exemplar do “quarto círculo do inferno”, um tanque refrigerado com capacidade para mil litros de esperma humano. O autor desta aberração, Phillipe Meste, aceita doações, pensa em lançar ações na bolsa e criou até um site oficial para o troço que faz do cubo de Hellraiser um brinquedo inofensivo. Como bem escreveu o Hiro: e se essa porra quebra?

5) A intervenção dos irmãos Chapman na série “Desastres de Guerra”, de Goya

É, eu sei, já falei sobre eles duas vezes e acho que o texto complementa este post – se você já não tiver lido, claro.

Anúncios

2 Respostas to “Topifaive obras de arte ridículas, idiotas ou grotescas”

  1. léo e só Says:

    olá Marcelo.

    Vivo repetindo essa frase e repito mais:

    Hoje, é só quebrar colocar um ovo frito, daqueles bem estalados, numa bancada com os dizeres fome mundial, e pronto, temos arte digna de Bienal.
    Visitei uma vez a Bienal em São Paulo, e realmente, só abobrinha. Valeu muito mais uma visita à feirinha do bairro da República com seus artistas, infelizmente pouco prestigiados.

    abs

  2. Marcelo Lopes Says:

    Léo, no blog do Hiro tem também o artista que deixou um cachorro amarrado num museu, já bem debilitado, para que definhasse até morrer. Ele deixou instruções claras para que ninguém tentasse ajudar o bicho – e não é que todo mundo obedeceu? Não apareceu nenhum sujeito disposto a quebrar a cara (literalmente) deste artista.
    Ainda pior que os autores destas obras, são estes moderninhos que circulam em exposições, fingindo entender profundamente uma arte rasa e estúpida como a de nosso tempo.

    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: