O mundo vai acabar. De novo.

Nem preciso mencionar que são duas as constantes certeiras da vida: você pagará impostos e morrerá. Há ainda uma terceira, claro desdobramento gigantesco da segunda: o mundo vai acabar. Em fogo, gelo, numa hecatombe astronômica ou quando a grande tartaruga sobre a qual a Terra se equilibra soluçar – há fins para todo mundo e gosto. A idéia nunca abandonou a humanidade e tem suas versões laicas e religiosas bastante difundidas. Num tempo em que religião está virando palavrão a ser evitado na sala de estar e na frente das crianças, o Apocalipse/Revelação perdeu um pouco do seu lugar para versões secularizadas do fim: o aquecimento global, atual coqueluche dos alarmistas, é ainda o grande campeão. Seu problema é a lentidão, pouco propícia a boas dramatizações; a depender dele, a gente ainda leva uns bons duzentos anos para flambar de vez na superfície desta rocha redonda. Não é à toa que o cineasta Roland Emmerich inverteu os ponteiros e botou o mundo para gelar em poucos dias no ridículo e bacaninha O Dia Depois de Amanhã.

E não é que este mesmo alemão agora resolveu nos assustar (ai, que meda) com outro fim dos tempos? Sua nova produção se passará em 2012, quando todos bateremos as botas, segundo uma antiga profecia do calendário maia – não, não tente entender, é inútil. O filme, claro, será lançado em 2010, caso contrário os produtores não terão tempo de desfrutar os lucros – Hollywood pode até ser profética, mas não é burra. Também o indiano M. Night Shyamallahianallylhasandy vem com The Happening: o trailer mostra pessoas caindo como jacas maduras do alto de prédios sem qualquer explicação. Há ainda uma seita russa, cujo líder, pinelzinho da silva, está internado numa instituição psiquiátrica, mas ainda influencia seus seguidores, que esperam o fim de tudo num buraco. Além daquele livrinho que algum amigo seu deve ter comprado, poucos anos atrás, sobre o planeta vermelho, Hercólubus, que transformaria o nosso em farinha espacial ao passar aqui perto. Aliás, todo ano alguém descobre, ou diz descobrir, um asteróide errante que pode entrar em rota de colisão com a Terra em seis, quinze ou quinhentos anos. É o suficiente para se sentir um pobre e feliz Quem em Quemlândia.

Para quem imaginava que a onda apocalíptica sofreria um declínio após o bug do milênio (Pausa para puxar um pouco de brasa para a minha sardinha: Fomos NÓS, os profissionais de TI, que salvamos o mundo daquela vez, lembre-se disso!), ela segue forte e bem alimentada na cultura popular, especialmente no cinema, lotado por zumbis, computadores malvados, vírus mortais, monstros das profundezas da Terra e meteoros tão precisos que acertam o Empire State Building. Infelizmente, esta idéia ganhou contornos (sur)reais recentemente, com o anúncio de início de operação do gigantesco acelerador de partículas conhecido como Large Hadrons Collider, ou Grande Trombador de Hádrons. Dois cientistas estão seriamente preocupados com a possibilidade de as experiências com esta máquina (a maior já construída pelo homem) gerarem buracos negros. Todo mundo mundo que já viu Jornada nas Estrelas sabe: O buraco negro é uma aberração cósmica, um monstro devorador de matéria, insaciável e violento. Na verdade, há divergências. Alguns cientistas dizem que buracos negros pequenos seriam quase inofensivos, incapazes de comer um Big Mac mesmo se tivessem milênios a sua disposição; outros, como o eminente físico Stephen Hawkings, dizem que os buracos negros gerados pelo LHC seriam tão instáveis que evaporariam sem deixar rastros. O problema é que isso está no papel; ninguém jamais viu um buraco negro fazer Puf! bem na sua frente.

Segundo os mesmos assustados cientistas, a outra bizarrice cósmica que o LHC pode cuspir depois de acelerar partículas é um bicho chamado strangelet. O strangelet é uma partícula teórica; assim como buracos negros que fazem Puf! e guerreiros que dizem Ni!, jamais foi visto. Alguns acreditam que o strangelet tem a propriedade de contaminar as partículas ao seu redor, espalhando-se como uma praga alienígena. O resultado final seria a transformação deste planetinha azul, habitado por doces e gentis criaturas, num melecão especial, cinzento e morto: uma deliciosa sopa de strangelets, prato apreciadíssimo pelos vezanianos de Alfa-Centauri.

Ainda que tudo acima seja especulação (além de incrivelmente mal explicado por mim), apenas o fato de os cientistas terem resolvido rever seus cálculos depois da desconfiança dos colegas já dá o que pensar. E não é a primeira vez que este medo aparece na mídia; alguns anos atrás, um outro grupo acabou cancelando sua experiência por temores de produzir algo que pudesse engolir o planeta. Infelizmente, não consegui encontrar links para esta notícia, e, na verdade, nem sei se o tal experimento foi realizado, no final das contas. O que significa que talvez até já exista um buraco negro bebê, uma gracinha de monstrinho espacial, comendo a Terra pelas beiradas.

De qualquer forma, gostaria de propor um ensaio para o apocalipse. Todos sabemos que o Second Life está morto: prédios abandonados, arruaça, prostituição e terrorismo tomaram conta do mundo virtual que já nasceu fadado a ser um hype esquecido – exceto pela imprensa brazuca. Ao invés de simplesmente fechar as portas de forma silenciosa e melancólica, a Linden Labs poderia convidar todos avatares sobreviventes a participar da Grande Hecatombe. Um evento único, sem igual, que varrerá o Second Life da face dos computadores de todo o mundo. Veja seu avatar sofrer, se retorcer e tentar fugir do fim dos tempos virtuais. Resistir é inútil.

Nota final: A foto que ilustra este post é a “porta do inferno”, um buraco quente no Uzbequistão que queima interruptamente há 35 anos.

Anúncios

11 Respostas to “O mundo vai acabar. De novo.”

  1. léo e só Says:

    Olá Marcelo.

    Bom, a coisa é mais o menos assim:

    Não adianta ficar preocupado, o mundaonão vai acabar tão já mesmo.
    E se for acabar, bom, também não adianta ficar preocupado. :D!

    ( que coisa doida esse buraco no Uzbequistão)

    abs

  2. Marcelo Lopes Says:

    Léo,

    É isso mesmo. Eu também não me preocupo nem um pouco, mas achei que o assunto valia um post assim mesmo 🙂
    Esse buraco é uma maluquice. Procura no Google por “underground fire” e vc vai encontrar bizarrices parecidas no mundo todo.

    Abs,

    Marcelo.

  3. marie tourvel Says:

    Ah, Marcelo, se o mundo vai acabar mesmo, eu é que vou me acabar, viu? Nem que o desgraçado do aquecimento grobal demorar 200 anos pra vir. Vou é me acabar. Mas, sempre apaixonada, né? Que ninguém é de ferro… Beijos

  4. Agora vai! e um documentário duvidoso « Universo Tangente Says:

    […] vai! e um documentário duvidoso Observando as estatísticas do blog, descobri que o post O Mundo vai acabar. De novo. foi o mais acessado dos últimos dias. Ignorante como sou, não atinei para as razões de sua […]

  5. Mavy Says:

    Se o mundo é pra acabar porque ainda não
    acabou????
    Acho que isso é só pra chamar nossa atenção!!!!
    Beijos

  6. Marcelo Lopes Says:

    Mavy,

    Espero que seja mesmo.

    Abs!
    Marcelo.

  7. SlipkMan Says:

    kkk que escroto o mundo vai acabar antes da copa no Brasil >,<

  8. samuka Says:

    isso e mentira voces pode colocar qualquer data colocar lar 2012 tao dizendo que o mundo vai se cabar ai eu fui ver em 2019 disserao que iam se acabar. e de primeramente disseram que ia se acabar em 1900 depois em 2000 eu nao acredito levem suas vidas em paz que nao vai se cabar nada so se for se cabar vida desse cara ai que esta colocando essas coisas e bom que se acabe para ele que esta fazedo medo as pessoaas por ai so sei de uma coisa . EU NAO ACRDITOOOOOO.

    • Marcelo Lopes Says:

      Samuka,

      Quanto ao fim do mundo em 2012, para mim é uma coisa tão sólida quanto a previsão daquele suposta médium norte-americana, Blossom Goodchild, que disse que a Terra seria visitada por naves espaciais alienígenas gigantes em outubro de 2008. Ninguém se lembra mais dela. Em 2013, já teremos esquecido esta maluquice toda.

      Abs!
      Marcelo.

  9. larissa Says:

    isso td é bobagem se acabar,acabou
    só DEUS sabe cm q vai acabar ta!!!

  10. Paula Says:

    Xiii eu tenho uma teoria sobre o mundo acaba e n acabar
    ACABAR:
    Nos todos sabemos que cada ano tem 12 meses certo!? E voces sabem que quando por exemplo dia 5-5-2005 ou 9-9-2009 ou até 10-10-2010 quando esses numeros sao sempre iguais chamam ”Dia Dos Diabos” por isso no dia 12-12-2012 já nao vai puder haver mais dias desses… Mas quem sou eu para saber? xP
    NAO ACABAR:
    Já a alguns anos atras umas pessoas quaisqueres disseram que o mundo iria ACABAR em 2000, mas nada já passaram 10 anos e nada aconteceu..
    Bem era so o que eu tinha a dizer xP OBRIGADO POR ME OUVIREM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: