Bienal: Rescaldo

Nunca fui a uma Bienal do Livro, seja no Rio ou em São Paulo; menos ainda a FLIP ou qualquer uma de suas aparentadas. E, no entanto, já há quem declare que o modelo de Bienal paulistana dá sinais de cansaço. É o que diz Márcia Abos no Prosa Online, o blog de literatura do O Globo. Como não estive lá, não tenho uma opinião muito boa, mas as (péssimas, como sempre) reportagens vistas na televisão deram-me exatamente a mesma impressão que o Breno Lerner, diretor-geral da Editora Melhoramentos, expressa no blog citado:

Se querem ser feiras de venda, é preciso aprender com as Casas Bahia, que sabem dar desconto e vender a prazo [N.B.:criticando os preços de ingresso e estacionamento, que somavam 30 reais, preço de um livro]. Se querem ser um evento literário o espírito é outro. Estamos em uma zona cinza muito perigosa. Não temos um bom apelo a nenhum público. Ou optamos por um modelo europeu de feira de negócios, ou desenhamos melhor nosso modelo e explicamos ao público o que ele ganha vindo à Bienal. Este ano não conseguimos mostrar ao público o que ele ganharia vindo ao Anhembi. Quero convidar a CBL e meus colegas editores para repensar a Bienal. A Feira do Livro de Frankfurt existe há 500 anos, quantas vezes já se reinventou? Não vamos decretar o fim das feiras, mas é tempo de mudar.

Há ainda reclamações sobre a divulgação da feira, que teria sido fraca, sobre as visitas das escolas (cada criança recebeu a espetacular quantia de três reais e cinquenta centavos, ou “triquenta”, para gastar em produtos culturais. Uau…) que teriam diminuído, assim como o público em geral – 9% menos pessoas do que em 2006. E nem vamos entrar em considerações sobre mercado editorial brasileiro, etc., porque senão a coisa vai muito, muito longe.

Se você prestou atenção ao post , viu uma tal N.B. na citação acima. N.T., N.E. e N.A. todo mundo já conhece: são as notas do tradutor, editor e autor. Acabo de inaugurar (ao menos aqui no Universo Tangente) a N.B., Nota do Blogueiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: