Ficção científica brasileira? Na web? De graça?

Sim, existe literatura de ficção científica produzida no Brasil – eu já li, mas hoje estou afastado do fandom. Na verdade, o mais perto de FC literária que cheguei nos últimos anos foi folhear rapidamente o romance The Road, de Cormac McCarthy, que afirmam ser verdadeiramente perturbador. Foi uma surpresa descobrir que a dupla Gian Danton (textos) e Jean Okada (arte) está publicando uma história em quadrinhos do gênero em forma de tirinhas e de graça, na internet.

Intitulada Exploradores do Desconhecido, é uma homenagem a temas e situações clássicas da FC: uma equipe multicultural de pesquisadores a bordo de uma nave prestes a realizar o primeiro Salto Quântico da história da humanidade. De Perdidos no Espaço a Jornada nas Estrelas, de Stargate a Battlestar: Gallactica: todos os clichês da ficção científica de exploração espacial estão lá. É divertido, mas a forma em tirinhas é difícil de lidar, porque informações cruciais têm de ser passadas da forma mais rápida possível. O resultado é que alguns diálogos acabaram didáticos demais. Mas este é um problema menor, já que a história, até mesmo por causa dos clichês, resultou curiosa e leve, de ótima leitura e arte bonita, bem na linha clara européia, sem rebuscamentos. Vale a pena acompanhar. Clique aqui para ler. Navegue nos episódios seguintes clicando em Next – já são 27!

Ainda graças a Olivia (sem acento), descubro que o Fábio Fernandes decidiu apostar no gênero com uma interessantíssima revista gratuita na internet, a Terra Incognita. Está no primeiro número e confesso não a ter lido totalmente, mas está aqui no meu HD à minha espera. São duas iniciativas curiosamente paralelas que indicam que o gênero FC, se não encontrou público entre os poucos brasileiros leitores, cresceu e se ramificou na internet. Quem diria?

Anúncios

3 Respostas to “Ficção científica brasileira? Na web? De graça?”

  1. Goulart Gomes Says:

    Prezados amigos:

    Gostaria de informar o lançamento do meu primeiro livro de ficção científica, DEIXANDO DE EXISTIR.

    Informações em: http://www.goulartgomes.com/visualizar.php?idt=1476300

  2. pedro Says:

    FC brasileira,soft:

    http://scr.bi/93N7Zf

  3. vinicius Says:

    naum entendir n-a-d-a

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: