Topifaive Os Melhores Romances Que Ainda Não Li

Estou me apropriando de um comentário postado aqui pelo Rafael Costa, mas na verdade faz algum tempo que quero montar esta listinha. Certamente, ela é bem mais extensa, então escolhi apenas 5 romances que já estiveram em minhas mãos e, por um motivo ou outro, não foram lidos. Como eu mesmo disse, os livros que não lemos nos tornam extremamente cultos e interessantes.

1) O Náufrago, de Thomas Bernhard

Éééé…. Mancha indesculpável no currículo de um admirador de Bernhard. Mas corrigirei isto em breve e ainda escreverei a respeito aqui.

2) A Montanha Mágica, de Thomas Mann

A humanidade, as aspirações da Europa, as contradições e embates, tudo isso reunido num sanatório. Confio totalmente em Thomas Mann para uma empreitada que nas mãos de outros, bom, melhor nem pensar nisso… Além do quê, é um dos livros preferidos da marie – o que já é um baita selo de qualidade.

3) O Homem Sem Qualidades, de Robert Musil

Já li em algum lugar que só dá para considerar O Homem Sem Qualidades como um romance mesmo até a página 100. Como não faço idéia do que isso quer dizer e só leio elogios ao catatau que Musil levou trinta anos para compor, está na minha lista.

4) O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzatti

O elogiadíssimo romance interessa-me pelo tema: a vida como a espera medíocre por uma grande batalha, pelo o grande momento que a redima, que lhe confira sentido. Mas o embate nunca virá.

5) Finnegans Wake, de James Joyce

Dizem ser a sua obra-prima e, obviamente, a de leitura mais difícil, misturando palavras em diversas línguas a seu estilo único. O Ruy Goiaba desenterrou a música que inspirou o título do livro e publicou sua letra e uma versão em áudio aqui. Leia, ouça e terá que concordar comigo: esses irlandeses são uns fanfarrões.

Deixe uma resposta

