O segredo da crise financeira

Subprime? Nãnãnãnaninha, a verdadeira causa para a monstruosa crise financeira que enfrentamos é um livro. Isso mesmo, um simples livro: O Segredo. Vendido aos milhões pouco tempo antes da crise, esta bizarra produção de auto-ajuda prega que, se você desejar algo com afinco, o Universo irá lhe atender. Isso, o Universo. Não, nada de Deus, São Judas Tadeu ou MacGyver; quem lhe atenderá será o Universo. Sabe por quê? Porque você faz parte dele e pode influenciá-lo. Mais: a ciência, na verdade, a física quântica, pode explicar isso.

Não, eu não estou brincando. É sério. Digo, é sério: quem escreveu este livro realmente acredita nisso – e boa parte de seus leitores também.

Agora, vamos juntar dois mais dois. Se o livro vendeu tanto e tanta gente (o investidor, o banqueiro e o cidadão norte-americano com três hipotecas de casas a pagar) leu este livro e acreditou realmente que havia saída para a óbvia furada na qual estava se metendo, então a única conclusão a que posso chegar é: todos eles pediram ardorosamente para que o Universo os atendesse e pagasse suas dívidas. Nem preciso dizer que o Universo não está nem aí para os leitores de O Segredo, não é?

Aviso: se você ainda não ligou o ironiômetro, mais conhecido como tecla SAP, por favor, faça-o agora e releia o post.

Enfim, como eu já havia feito antes, em Agora vai! e um documentário duvidoso, deixo aqui a dica para quem quiser ler uma argumentação cética que demonstra os absurdos, contradições e a perversidade do pensamento embutido em O Segredo, diretamente do Dragão da Garagem:

O Guia Cético para assistir a “O Segredo” – Parte 1
O Guia Cético para assistir a “O Segredo” – Parte 2
O Guia Cético para assistir a “O Segredo” – Parte 3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: