Uns parágrafos sobre o Natal

O Natal, sempre associo a alguma ambiguidade. Não muita, apenas o suficiente para gerar este parágrafo – e geralmente não passa disso. É um tanto triste ter de admitir isso, mas eu gosto realmente do Natal. Atualmente, existe uma idéia bem comum de se considerar alguém mais bacana e esperto por não gostar da data, o que é, claro, apenas uma forma de lidar com uma suposta minoria. Conheço muita, muita gente que não se dá bem com a época do ano e tem as mais diversas razões para isso – da inevitável crítica ao consumismo até a denúncia de uma certa hipocrisia pessoal. Quem sou eu para não lhes dar algum crédito? Infelizmente, mesmo compartilhando de algumas de suas ressalvas, confesso meu espírito natalino pequeno-burguês com algum orgulho – até porque culpa e vergonha pequeno-burguesas são ainda mais ridículas do que a culpa abastada. Ao menos, eu não gosto de filmes de Natal (link para um texto ruim escrito cinco anos atrás, de minha autoria).

Sempre que chega esta época, lembro-me de amigos há muito perdidos por aí. Sinto vontade de poder reencontrá-los para de alguma forma, para dizer-lhes que ainda me lembro deles, mesmo que minha lembrança sequer lhes faça alguma diferença. Gostaria de cumprimentar até os colegas de trabalho que mal se conhece, como se diz, de vista. E desejo poder me lembrar de todos, o que, evidentemente, é impossível.

Então fico com um desejo de Feliz Natal àqueles que pude contactar, aos que lêem este blog e mal conheço, e até aos que nem se importam com a data. Saio em um breve recesso e só volto no dia 29. Se o agendamento de posts do WordPress funcionar (não sei o que fiz de errado da última vez), devem aparecer alguns textos novos nos próximos dias. Até lá.

Deixe uma resposta

