Duas esperanças nerds para o cinema em 2009

Este será o ano do mimimi cinematográfico. Explico-me: em breve, dezenas de críticos, comentaristas e chatos profissionais estarão reclamando da suposta infantilização definitiva do cinema norte-americano graças às possíveis indicações de Batman: O Cavaleiro das Trevas e Wall-E ao Oscar de Melhor Filme. Francamente, pouco me importa isso, já que estou aqui apenas para confessar duas esperanças completamente nerds para o cinemão de 2009.

A primeira é (ou era) a refilmagem do clássico da ficção científica de 1951, O Dia Em Que A Terra Parou, dirigido por Robert Wise, com a trilha sonona de Bernard Herrmann e seus theremins . A nova versão ficou a cargo de Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose), mas nem seu esforço parece ter evitado que a crítica norte-americana espinafrasse o filme. Aparentemente, saiu a Guerra Fria do original e entrou a ameaça a ecologia do planeta, o que transforma Klaatu numa espécie de Al Gore radical. Além do quê, fica difícil entender a lógica dos extra-terrestres: se espécies inteligentes são tão raras assim, e planetas capazes de gerá-las também, então a solução é… aniquiliar a raça humana, uma das poucas espécies mais espertas do que um hamster? Se o problema era proteger o planeta da poluição gerada pelo homem, então talvez fosse melhor chamar o japonês Spectreman.

De qualquer forma, o filme reserva uma surpresa para nós, brasileiros. Num esforço para globalizar a recepção a esta produção, foram distribuídas pequenas sequências mostrando a destruição causada pelos ETs. Como não poderia deixar de ser, os aliens têm predileção especial por monumentos e prédios governamentais e decidem logo pôr abaixo o Congresso Nacional, uma cena que agradará a muita gente – assim como muitos norte-americanos aplaudiram a destruição da Casa Branca em Dia de Independência.

A minha segunda esperança nerd é a revitalização de Jornada das Estrelas por J.J.Abrams, o criador de Lost e Cloverfield. A idéia é contar o início das viagens da Enterprise, com uma tripulação (bem) jovem. Nem falarei muito do projeto, já que ele tem mais chances de ser uma revitalização digna e empolgante do que uma montanha-russa voltada a geração que acha que ficção científica é Transformers. Unir os dois extremos do universo de Star Trek (boas doses de aventura e inteligência) em filmes para o cinema não é fácil e espero, realmente, que eles consigam.

Claro, há um terceiro filme nerd, Watchmen. Mas este merece um post só para ele.

3 Respostas to “Duas esperanças nerds para o cinema em 2009”

  1. Fernando Says:

    Adoro filmes antigos, faço coleção e prefiro aqueles preto e brancos, até mudos. Assisti o Dia em que a Terra Parou de 1951 e adorei, mas estou sem coragem de ir ver o desse ano e me decepcionar…
    Abraço

    • Marcelo Lopes Says:

      Fernando,

      Eu também gosto de filmes antigos… aliás, quando alguém fala “filme antigo” se referindo a produções de dez anos atrás, eu já o olho meio torto. Enfim, este remake do Dia em que a Terra Parou não chamou a minha atenção em nada. Como ele não foi muito bem de crítica e público, acho que podemos descartar uma refilmagem, sei lá, de O Planeta Proibido…

      Abs!
      Marcelo.

  2. Certa herança nerdista « Universo Tangente Says:

    […] Neste post, eu falei de duas esperanças cinematográficas nerds para 2009. Eu já reconhecia que o remake de O Dia em que a Terra Parou seria uma bomba; na verdade, sequer me senti animado a vê-lo em DVD. Fui surpreendido por Watchmen e Presságios. Agora, depois de ver o excelente trailer de District 9, coloquei o filme do ex-quase-diretor-de-Halo na listinha de promessas nerds para o ano. De qualquer forma, convém não acreditar muito nas minhas capacidades premonitórias: eu disse que Wall-E e Batman – O Cavaleiro das Trevas disputariam o Oscar de melhor filme (pode rir, eu mereço) e, bom, todo mundo sabe a asneira que foi pensar numa coisa dessas. Ao menos, desta vez, com o novo Star Trek, o número de resenhas positivas cresce dia após dia; se eu errar feio, não estarei sozinho. […]

Deixe uma resposta

