O Discurso de Barack Obama

Enfim, mesmo quem não apóia Barack Obama sabe: o seu discurso de posse foi um momento histórico. O site Wordle.net disponibilizou uma forma diferente de ver o discurso por meio de uma nuvem de palavras. Nem é preciso explicar do que se trata, a imagem tem este poder:

obamawordcloud

Como se vê, a palavra campeã foi “nation”, seguida por “new”, “every”, “America”, “people” e assim por diante. Não deixa de ser uma forma interessante de analisar (ainda que superficialmente, claro) o texto.

Aqui, no G1, pode-se ler a íntegra do discurso em inglês e português – de onde tirei a figura acima.

Já a China, como não poderia deixar de ser, fez bem seu papel de ditadura maquiada e vetou, ao vivo, o parágrafo em que Obama se referia ao comunismo, além de outros trechos, como o que menciona a opressão a dissidentes.

4 Respostas to “O Discurso de Barack Obama”

  1. Fabio Says:

    Interessantíssima a nuvem!! Você leu o artigo do Stanley Fish analisando o discurso?

    http://fish.blogs.nytimes.com/2009/01/22/barack-obamas-prose-style/

  2. marie tourvel Says:

    Ai, ai, ai, ai, ai, Marcelo, querido. Será que eu que sou exigente demais? Não tenho muita paciência com o Barack, não.🙂

    Mudando de assunto, lembra daquela série que você fez dos filmes, ano a ano? Acho que colocarei lá no “Letras” uma pra chamar de minha. Vamos ver, vamos ver.😉

    Beijos!

  3. Marcelo Lopes Says:

    Fabio,

    Ainda não li o artigo do Stanley Fish. Obrigado pelo link!

    Abs!
    Marcelo.

  4. Marcelo Lopes Says:

    Marie,

    Quanto ao Obama, eu não sei no que vai dar nem o que esperar – digamos que estou pagando para ver.
    Coloca lá no Letras que eu fiquei curioso. Aliás, muito feliz pela sua volta.

    Abs!
    Marcelo.

Deixe uma resposta

