Gripe, de Gina Kolata

Em tempos de gripe suína (opa, a OMS não quer que usemos o termo para não estrangular o mercado de carne e produtos derivados do porco…), lembrei-me de um ótimo livro, lido alguns anos atrás: Gripe, da jornalista Gina Kolata. É um livro de não-ficção, nada de tramas abiloladas sobre epidemias mortais que são detidas no último instante graças a tenacidade de um cientista que desafia os militares e centros de pesquisa – quem nunca leu ou assistiu a isso antes? Gripe é, ao mesmo tempo, um relato da gripe espanhola do início do século XX e de outras epidemias que a precederam e uma investigação rigorosa sobre a possibilidade de novas doenças causarem uma catástrofe comparável ao hoje quase esquecido massacre de 1917, em que morreram milhões. A leitura é bastante assustadora, especialmente por revelar a fragilidade de nossos sistemas de saúde, estatais ou privados, frente a uma ameaça que boa parte da comunidade científica tem como quase certa de nos atingir novamente algum dia. Gina Kolata se embrenha no jargão científico com clareza e se faz entender perfeitamente. Talvez até bem demais, porque confesso ter ficado bem abalado com a leitura deste Gripe.

Não custa nada lembrar que enquanto a nova gripe vai levando algumas poucas dezenas de vidas, outras doenças que já deveriam estar erradicadas ou, ao menos, melhor controladas, continuam matando aos milhares todos os anos – dengue, malária, tuberculose…

2 Respostas to “Gripe, de Gina Kolata”

  1. daniel Says:

    Marcelo, também lí o livro há 3 anos atrás, estou relendo algumas partes que separei na época e é intrigante. Me permita usar seus comentários no meu blog (referencia em anexo) como reforço ao propósito de tornar esse livro conhecido. Ele é muito consistente e por isso entendo que ao invés de ouvir o alarmismo generalizado, as pessoas deveriam buscar ler algo assim. Ao citar seus comentários, prometo dar foco à fonte e respeitar o conteúdo, ok? fique a vontade para fazer comentários e atualizar alguma informação que voce julgue importante. abraço e sucesso. Daniel

  2. Regina Pinto Says:

    Lí o seu comentário e do Marcelo, buscava na internet comentários sobre o livro e a autora após ver uma matéria na globo. Tanto o assunto como o pefíl da autora me interessaram muito. Onde posso encontrar o livro…
    Abraços e fique com Deus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: