Começo pela boa ou pela má notícia?

Duas constatações: Star Trek é um filmaço divertidíssimo, mas falarei dele no quase falecido Todos os Filmes. E o público brasileiro merece um troféu por ter deixado que Kirk e cia. definhassem no cinema, mal suportando duas ou três semanas em cartaz. Verdade que a divulgação foi ruinzinha, verdade também que muita gente acha que Star Trek é ficção científica chata de tiozinho, mas nem isso desculpa a bilheteria muito abaixo da esperada que o filme conseguiu por aqui. Uma pena.

Mas não é só por aqui que o público rejeita, sabe-se lá a razão, produtos pop com um pezinho no fantástico. Apesar do sucesso de Fringe (que bebe com vontade na mesma fonte de Arquivo X), uma das poucas séries que eu acompanhava, Eleventh Hour, foi cancelada logo após uma temporada. Gostava dos seus roteiros, embora alguns fossem meio apressados em sua ambição de amarrar ficção científica com uma certa ligação com a realidade e oferecer uma solução em pouco mais de 40 minutos de drama. Acho que o ator Rufus Sewell (Cidade das Sombras, Tristão e Isolda, O Ilusionista) é bom de serviço e tem a cara de doido meio avoado perfeita para o papel de um consultor científico do FBI. Claro que só o chamavam em casos que envolviam clonagem, radiação, vírus, contaminações, etc. Nada que Fox Mulder também não tivesse de lidar.

O fato é que, mesmo para os produtores que seguem uma cartilha de como não desagradar o público, mais difícil ainda é agradá-lo em cheio. E a indústria de cinema e TV são dependentes, hoje, de sucesso absoluto para se manter de pé. Assim, séries e filmes sofrem uma pressão gigantesca por audiência e acabam cortados sem piedade quando não engolem uma boa fatia de público – ou ibope, como dizemos por aqui.

Felizmente, a bilheteria mundial de Star Trek já autorizou mais um filme da franquia, com (felizmente) a mesma equipe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: