Destino

Confesso que a história deste casal de idosos bolivianos me fez pensar. Irma e Jorge, residentes em um asilo, se encontravam sempre na hora das refeições e algumas vezes tomavam sorvete juntos. Com o tempo, e como geralmente acontece nestas circunstâncias, foram se tornando mais próximos até que o relacionamento se tornou romance. Acabaram expulsos do asilo e ao menos ele foi insultado pela família. Rodaram boa parte do país, quase sem dinheiro, atrás de algum lugar para ficar até que decidiram contar sua história numa rádio.

A pergunta óbvia que salta da notícia é: em nome de quê, afinal, se impõe este tipo de sofrimento a quem não o merece? Talvez ainda mais óbvia seja a resposta. Para a manutenção de uma ideia limitada de sociedade, exaurida de seu natural dinamismo, é preciso, dentre várias outras coisas, que os idosos sejam inúteis. Que lhes sejam subtraídos os direitos mais básicos, sob a irreal alegação de que, agindo assim, os estamos protegendo. Que sirvam de referência paisagística; no máximo em praças, mas, preferencialmente, em quartos fechados e devidamente, higienicamente, afastados das famílias, amigos, da mais remota possibilidade de alguma forma de satisfação pessoal.

Num mundo que, a cada dia, fica mais velho e onde nós, ainda jovens, almejamos que a etapa final de nossas vidas seja melhor do que as de nossos avós, esta concepção tão naturalmente aceita não passa de anacronismo. Pior: é a mais pura e simples burrice. A silenciosa vingança dos idosos que maltratamos e desprezamos virá lentamente, ao longo dos próximos anos. Nós a sentiremos literalmente na pele, quando ela perder a elasticidade e o viço; quando nosso corpo nos trair nas atividades mais simples; quando nossa vitalidade se resumir ao olhar apressado e urgente que dirigiremos a quem nos desprezará e deixará de nos ouvir. É apenas uma questão de tempo, pode esperar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: