Da Mona Lisa ao projeto Apolo

Imagina-se que o equipamento projetado para as longas e difíceis caminhadas no espaço ou na superfície da Lua sejam imunes ao tempo. Criados para resistir a radiação, variações de temperatura e micrometeoros, parece surpreendente descobrir que não estão imunes aos elementos da Terra. Sim, os trajes espaciais do projeto Apolo estão se deteriorando, protegidos por grossas paredes de vidro no museu do Instituto Smithsoniano.

As roupas espaciais são feitas de 21 camadas de vários materiais diferentes. Mais próxima ao corpo há uma camada macia na qual foram costurados tubos de plástico para a circulação de água. A camada seguinte é feita de náilon, com frestas para ventilação. Depois vem uma vestimenta composta de diversas camadas de vários materiais sintéticos para a pressurização. Os quadris, os joelhos e os cotovelos são acolchoados com espuma de borracha. Uma camada de politereftalato de etileno (PET), combinado a outros materiais a prova de fogo, protegia os astronautas do calor. A camada externa é feita de teflon branco.

No entanto, estão em visível processo de destruição pelo tempo e pelo clima – umidade, poeira, o ar, todos os componentes tão mundanos e conhecidos cuja ação a maioria de nós só percebe ao encarar as próprias rugas irrompendo ao lado dos olhos. Não é novidade que nossas existências são curtas demais, insignificantes demais quando comparadas às escalas do universo ou mesmo do nosso minúsculo planeta. Já tratei disso em outro post, mas é impressionante constatar mais uma vez como o registro da passagem de nossa civilzação, orgulhosa e gigantesca, está fadado a se perder. Sequer os restos físicos de nossas maiores conquistas, como as viagens a Lua, estão imunes ao tempo. Como conclui Mary Baker, na reportagem do Der Spielgel traduzida pelo UOL:

“Daqui a 500 anos a Mona Lisa ainda existirá. As roupas do programa Apollo não”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: