Velha nova polêmica

É, aconteceu de novo. Um tirinha do Chico Bento, personagem de Maurício de Souza, causou polêmica ao ser incluída numa cartilha distribuída pela Secretaria da Educação da Bahia. Na tirinha, após ouvir um filho de “coroné” se gabar das cabeças de gado de seu pai, Chico manda o moleque meter o rebanho inteirinho numa área anatômica que raramente vê a luz do dia. Sejamos sinceros: as chances de Maurício de Souza publicar uma tira destas devem ser as mesmas de o Sr. Spock se materializar agora, na sua frente, vestido de Carmen Miranda e cantando A Balada de Bilbo Baggins em russo. Então, de onde veio a tirinha que causou a celeuma toda?
Da internet, claro.
É muito comum encontrar versões pornográficas de personagens famosos ou tiras com as falas trocadas, geralmente transbordando de palavrões. É humor adolescente e de mau gosto, ao estilo do (hilário e cretino) Batman-Feira da Fruta. Acreditamos que um profissional de educação, destes que selecionam o material que o seu filho vai estudar, tem a capacidade de discernir entre o material não-oficial e o legítimo. Mais: temos a certeza absoluta de que ele lê o que recomenda e que sabe muito bem que o fato de o conteúdo se apresentar na forma de quadrinhos não significa que seja adequado a crianças, certo? Estou excluindo a possibilidade de sabotagem ou brincadeira de mau gosto porque o histórico está contra as escolhas. Se a tirinha realmente foi selecionada por alguém cuja responsabilidade inclui aquilo que as crianças estudarão nas escolas, então jamais deveria trabalhar com isso.
Na verdade, estes casos são tão inacreditavelmente bizarros que só me permitem uma conclusão, nada nova: somos um país de analfabetos funcionais e de preguiçosos crônicos. E pior: alguns destes analfabetos e preguiçosos (muitas vezes as duas coisas numa única pessoa) estão ligados aos órgãos educacionais, lugares onde o senso comum diz que este tipo de profissional seria naturalmente excluído e barrado.

Uma resposta to “Velha nova polêmica”

  1. Topifaive Tirinhas na internet « Universo Tangente Says:

    […] Velha nova polêmica De Norman Rockwell a Hugo Pratt […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: