Túnel do tempo

Tentando fugir da ausência neste blog, reapareço com duas lembranças de cultura pop da minha infância e adolescência – e talvez de mais alguns.

Na Terra Magazine, o escritor e jornalista Roberto de Sousa Causo resenha a nova versão do filme A Onda. Confesso: A Onda é um de meus pequenos traumas escolares: perdi o número de vezes em que alguma professora de história decidia passar este filme para a turma. Ajudava o fato de, na verdade, ser um telefilme dos anos 70 de apenas 44 minutos de duração – ou seja, encaixava-se perfeitamente em uma aula. Outros campeões de audiência estudantil eram Em Nome de Deus, sobre Abelardo e Heloísa, e o perturbador O Senhor das Moscas, baseado no livro de William Golding. De qualquer forma, o novo A Onda parece bem melhor do que a sua versão original – mesmo moleque, eu a achava tímida – indo numa toada mais parecida com O Aprendiz de Brian Singer. Assim que eu o assistir, escrevo com mais cuidado.

Já no UniversoHQ, é a vez da antiga revista em quadrinhos dos Trapalhões, editada nos anos 80 pela Bloch e Rio Gráfica, ser lembrada. Alguns anos atrás, havia uma única imagem desta esquecida revista na internet – a mesma que os editores da SuperInteressante tiveram que usar em uma nota sobre a investida do quarteto nos quadrinhos. A maioria lembra-se de um título relativamente recente em que os Trapalhões eram apresentados como crianças, as histórias simples e inocentes. Esqueça isso. A revista dos anos 80 era absurda, escrachada, recheada de metalinguagem, um tanto sacana e sem nenhum medo de ser o que hoje chamamos de politicamente incorreto, às vezes grosseira e frequentemente esperta. E, num contraponto a uniformização dos títulos atuais, servia de veículo para as preferências de seus autores e desenhistas – sejam esportivas ou até ideológicas – que os leitores acabavam identificando. Foram surpreendentes 83 edições até o cancelamento em 1986. Gostaria de ainda ter algum exemplar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: