Topifaive Tirinhas na internet

Sempre gostei de quadrinhos. Para muita gente, dizer isso é o mesmo que “sou um homem adulto que ainda  se diverte com obras para criancinhas” – não que isso seja necessariamente ruim, basta ver que os filmes mais recentes da Pixar são muito mais interessantes e adultos do que 90% da produção hollywoodiana atual. É óbvio que o tempo passa, os gostos mudam, os autores de ontem dão lugares a outros e mais um punhado de clichês. Enfim, desde algum tempo encontrei na internet brasileira um ótimo lugar para ler tirinhas fenomenais; falarei das cinco preferidas – e mais uma que não poderia ficar de fora.

1. Os Passarinhos

Estevão Ribeiro criou dois pássaros: Hector, sonhador e futuro escritor, e Afonso, o sujeito com os pés no chão que sempre chama o companheiro de volta a realidade. Parece simples, mas não é; sutil e inteligente, a tirinha foi citada até mesmo por Neil Gaiman, que divulgou a homenagem que o autor fez a ele.

2. Wagner & Beethoven

Surreal e sensacional. Wagner e Beethoven são dois amigos no meio da indústria cultural, da música clássica, dos cacoetes da classe média. As tiras não são desenhadas, na verdade, fazem uso de ilustrações dos dois compositores sempre escolhidas com cuidado, o que torna o resultado ainda mais absurdo e engraçado.

3. Os Malvados

Ok, o André Dahmer já não é novidade, graças a qualidade de suas histórias curtas, cruéis e sarcáticas. Suas tiras já saíram em livro e seu mapa irônico da internet brasileira virou referência. Imperdível.

4. Vida Besta

Descobri o Jean Galvão por puro acaso, acredito que procurando uma tirinha que expressasse o que penso do carnaval – e achei entre suas tiras, que variam do absurdo ao irônico em questão de, bom, de três quadros. Destaque para os sentimentos e experiências dos personagens que insistem em aparecer como monstrengos e conversar com seus donos.

5. Problogger

O Problogger é, na verdade, um personagem e série dentro de um projeto maior, o nadaver.com. Trata das agruras e esquisitices de um problogger wannabe, elevando a enésima potência as manias e modas da (não gosto desta palavra, mas enfim…) blogosfera brasileira.

Manual do Minotauro

Desde que Laerte abandonou a linearidade e os personagens fixos, tem desenvolvido um projeto que privilegia a sensação provocada pelo quadrinho e menos a sua racionalização, perdeu boa parte de seus leitores diários da Folha de São Paulo. E ganhou outros. Sempre achei o Laerte o mais maduro e interessante dos quadrinistas brasileiros e o Manual do Minotauro, um repositório absolutamente pessoal de seus últimos trabalhos, é a prova definitiva desta opinião.

Posts relacionados:

Velha nova polêmica
De Norman Rockwell a Hugo Pratt

11 Respostas to “Topifaive Tirinhas na internet”

  1. euriomuito Says:

    Olá, Marcelo! Muito obrigado pela indicação, estou honrado! Essa lista não está invertida não?🙂
    Valeu mesmo!

  2. euriomuito Says:

    Ah, desculpe o nickname! Sou o Estevão do blog Os Passarinhos😀

  3. FanArt por Vini! « Os Passarinhos Says:

    […] blogs Universo Tangente e News Errado deram suas impressões sobre Os Passarinhos e outros blogs, ótimos, por […]

  4. Marcelo Lopes Says:

    Estevão,

    A lista não está invertida não.🙂 Conheci os Passarinhos graças ao Papo na Estante – sempre ouço o podcast e ainda vou falar do projeto aqui no site. Desde então, tenho lido Os Passarinhos, só, que ao contrário de você, que gentilmente deixou um comentário e o link (obrigado!) no seu blog, eu nunca havia tomado vergonha na cara e comentado por lá.

    Abs!
    Marcelo.

  5. " X " Says:

    E aí, Marcelo, na boa?
    Porra, ótimas indicações, véio!
    Sou baita fã dos Passarinhos!
    mas se és um homem adulto, te convido a conhecer o meu blog… Se bem que não tem nada de “obras para criancinhas”.
    De qualquer forma, passa lá e confere.
    Depois, vale até me xingar!
    Inté, bródi!

  6. Marcus Beckenkamp Says:

    Gostei da lista. Os Passarinhos me conquistou no primeiro post… hehehe!

  7. Balzaquiana Says:

    Já leu Persépolis? Tem até filme…o livro em quadrinho é incrível.

    • Marcelo Lopes Says:

      Balzaquiana,

      Resposta clássica: Não li o livro ainda (estou com o Retalhos do Craig Thompson na frente…), mas vi o filme e gostei muito. Aliás, Persépolis deveria ter representado a França no Oscar do ano passado, mas os franceses preferiram Piaf. Eu sou muito mais o Persépolis.

      Abs!
      Marcelo.

  8. Eu prometo… « Universo Tangente Says:

    […] Posts relacionados: Um post rabugento: eu odeio carnaval Topifaive Tirinhas da internet […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: