Prévia: O imitador de vozes, de Thomas Bernhard

Estou lendo dois livros: A Luz da Noite, de Edna O’Brien e este O Imitador de Vozes, de Bernhard. Claro, ainda não terminei nenhum dos dois. Ambos são ótimos por motivos e com estilos completamente distintos, mas por enquanto falo apenas do Imitador. Quando li sobre ele, imaginei que seria um livro menor da extensa produção de Bernhard; que seu estilo obsessivo, circular e virtuoso não caberia em contos curtos – aliás, alguns curtíssimos. Estava enganado, e ainda mais enganado quanto a habilidade e inteligência do autor. De fato, o seu famoso estilo não funcionaria em narrativas curtas. Então, ele decidiu torná-lo, digamos, horizontal. Suas narrativas repetem temas, episódios, personagens, sempre unidas por um narrador que são vários. Suicídios, traições, assassinatos, uma sucessão de episódios miseráveis e incompreensíveis, vez por outra esbarrando levemente no fantástico, frequentemente no limite entre o grotesco e o patético. Torna-se um livro tão exasperante, aos soluços, quanto suas narrativas longas.

Como ainda não terminei, ficarei devendo uma citação (aliás, o belo projeto gráfico da capa já é uma citação sensacional). O livro me fez lembrar de um trecho da história em quadrinhos Watchmen, obra-prima de Alan Moore, quando o sociopata mascarado Rorschach conta uma piada, que, em tudo, parece-se com um dos contos de O Imitador de Vozes.

Um homem vai ao médico. Diz que está deprimido. Que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador, onde o que se anuncia é vago e incerto. O médico diz: “O tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade esta noite. Vá ao show. Isso deve animar você”. O homem se desfaz em lágrimas. E diz: “Mas, doutor… eu sou o Pagliacci.”

Posts relacionados:
Humor em Thomas Bernhard: Por que só eu não vejo isso?

Uma resposta to “Prévia: O imitador de vozes, de Thomas Bernhard”

  1. O Imitador de Vozes, de Thomas Bernhard « Universo Tangente Says:

    […] Imitador de Vozes, de Thomas Bernhard By Marcelo Lopes Eu já havia falado deste livro antes, numa espécie de prévia. Este post é apenas para confirmar: O Imitador de Vozes é um grande livro. E, perdoem o clichê, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: