É preciso salvar a solidão (ou Coisas que eu gostaria de ter dito – 8)

Graças a indicação de uma amiga querida, foi atrás de informações (leia-se Google) sobre a escritora Márcia Tiburi, que acaba de lançar o livro O Manto, trabalho já elogiado por ela. Encontrei esta entrevista fascinante em que a autora, entre outras coisas, diz vir do desenho, que foi a primeira coisa que fez na vida. Curiosamente, eu também; a palavra surgiu um pouco mais tarde. Na verdade, eu desenhava havia doze anos quando escrevi meus primeiros rascunhos – hoje vergonhosos, claro.

Mas fiquei impressionado mesmo foi com esta pequena constatação, tão simples, bela e curiosa, usada pela Márcia ao explicar as razões da sua Trilogia Íntima (os romances Magnólia, A Mulher de Costas e O Manto) :

A trilogia poderia chamar-se do oco, da ausência, do vazio, do interno, do por-dentro, do imanente, do imo, do ínsito. Chamo-a assim porque acho que os três livros falam de um território: o íntimo. É um lugar em extinção. Só pode ser preservado pela solidão, mas a solidão está em baixa. Eu fundei um movimento para salvá-la.

Posts relacionados:
Coisas que eu gostaria de ter dito – 7 , 6, 5, 4, 3, 2, 1

Uma resposta to “É preciso salvar a solidão (ou Coisas que eu gostaria de ter dito – 8)”

  1. O que é um livro / filme antigo? « Universo Tangente Says:

    […] que não deveriam estar ligadas ao estresse social, mas à concentração pessoal e à solidão. Talvez esta obsessão pelo compartilhamento dos produtos culturais seja outro sintoma do fim progres… e da necessidade de uma certa dose de isolamento para o cultivo saudável de pensamentos íntimos e […]

Deixe uma resposta

