Diário Absolutamente Verdadeiro de um Índio de Meio-Expediente, de Sherman Alexie

Ok, deixe-me confessar um preconceito: não assisto/leio cinema/literatura juvenil. Se você quiser me torturar, amarre-me a um sofá e me obrigue a assistir as todas as 78 séries de bruxos, bruxas, magos e aparentados adolescentes do Disney Channel. Ou High School Musical. Ou Crepúsculo. Tá bom, tá bom, eu tenho alguma simpatia pelo Harry Potter, afinal toda regrinha merece ser quebrada e este post só existe mesmo para dar um soco bem na cara desta. Acabo de ler um livro voltado ao público adolescente sensacional: Diário Absolutamente Verdadeiro de um Índio de Meio-Expediente, de Sherman Alexie com ilustrações de Ellen Forney, da Galera Record, linha juvenil da Editora Record.

Para quem imagina que todos os índios norte-americanos são prósperos empresários do mundo dos cassinos e que administram suas reservas e tradições com sabedoria e empenho, o autor nos apresenta a reserva Spokane: um grupo de índios pobres, muitos deles alcoólatras e sem qualquer perspectiva, cercados por um mundo que os vê apenas como atração turística. O protagonista Arnold Spirit Junior é um adolescente que nasceu com líquido em excesso na cabeça e dez dentes a mais na boca, além de ser bastante magro e usar um óculos tosco. Depois de um incidente incomum na escola da reserva, ele decide estudar na cidadezinha dos brancos ricos, distante 32 km da sua.

Se a narrativa é simples, direta e correta, como seria mesmo de esperar de um jovem com pretensões artísticas – são do personagem as ilustrações internas – ela segue rumos complexos e, por isso mesmo, interessantes. Aos poucos, Arnold vai descobrindo (e o leitor com ele, claro) que as coisas não são tão simplórias quanto imaginadas no momento em que decide mudar o rumo de sua vida. Se os brancos não são apenas os riquinhos idiotas, tampouco os índios são tão-somente bêbados sem futuro . Aos poucos, ele vai descobrindo (e vivendo) tristezas, pequenas alegrias e grandes tragédias que ampliam significativamente sua compreensão das pessoas ao seu redor – inclusive e especialmente daquelas que ele julgava conhecer há anos.

Apesar de uma ou outra passagem forçada (o autor é um índio Spokane que também estudou em uma escola para brancos; segundo ele, a experiência real foi muito pior), Diário Absolutamente… é mais sensível e generoso com seus personagens do que qualquer outro livro juvenil que eu me lembro de ter lido umas duas décadas atrás – nada mais triste do que uma observação destas para revelar sua idade – e parece melhor do que quase tudo de que tenho notícia sendo publicado e exibido hoje em dia voltado para o mesmo público.

Mas talvez a capacidade de ainda provocar emoções genuínas em quem já passou pela adolescência seja seu feito mais notável e generoso.

Posts relacionados:
Ponte para Terabítia (o filme)

7 Respostas to “Diário Absolutamente Verdadeiro de um Índio de Meio-Expediente, de Sherman Alexie”

  1. JV Says:

    Eu estou lendo esse livro pra escola, já li ele 3 vezes e te digo: depois terceira vez a risada fica doída, porque vc acaba pensando mais em cada palavra.

  2. Raul Gondim Says:

    Estou lendo esse livro, comecei ontem. O descobri por acaso, olhando os livros novos que chegaram à escola onde dou aulas de história. Gostei da capa e do que li logo no início “… me tiraram dez dentes de uma vez, pra que não parecesse mais um urubu babão…” Não pude deixar de rir dessa passagem, é hilária, como muitas outras dessa obra. Bem, ainda não terminei a leitura, mas o aconselho com certeza. Trata-se de um livro verdadeiro, um “Todo mundo odeia o Cris”, só que o personagem se chama Junior, ou Spirit e ao invés de negro, é um índio.

    Abraço!

  3. vinits_bh@hotmail.com Says:

    Um livro muito bom de ser lido.
    Quem pode leia porque é muito interessante, e sádio, tem uma estória de superação e tanto…

    Vai por mim o livro é muito bom.

  4. samila Says:

    esse livro faz a gente refletir e rir ao mesmo tempo er um livro muito enteresante gostei dele!!

  5. Oliane Says:

    Li este livro faz uma semana peguei ele na escola e li ele em 2 dias parando as vezes gostei muito dele recomendo a todos a pegarem este livro pq ele é faz vc entrar dentro do livro gostei muito parabéns para o autor Sherman Alexie!!*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: