Para se pensar: Vale a pena comprar um e-reader?

Quem acompanha este blog sabe do meu interesse nos e-readers. Não sei se eles são o futuro suporte para os livros; na verdade, é bastante provável que eles acabem sendo substituídos por alguma coisa que ainda nem existe antes de atingirem seu auge. De qualquer forma, eles estão aí, já movimentam uma boa quantia e chamam a atenção da mídia e dos leitores. A Amazon está feliz da vida com seu Kindle, outras gigantes correm por fora e os chineses preparam seus inevitáveis genéricos de baixa qualidade.

Mesmo assim, talvez ainda seja cedo para comprar. E não, a razão não é o número ridículo de títulos em português. No Meiobit, Carlos Cardoso explica:

Portanto, em vista de tudo isso acho melhor esperar.

Esperar por uma política de preços menos baseada no hype e mais baseada no valor real dos produtos. Não faz sentido um leitor de eBooks custar o mesmo que um netbook completo.

Esperar por uma maior unificação de formatos e lojas. diminuindo a dependência dos vendedores originais. Ninguém compraria um Dell que só funcionasse (ou funcionasse nitidamente mais adequadamente) com programas comprados no lojinha da Dell. Por quê comprar um leitor de ebooks que só é realmente amigável com uma loja?

Esperar subsídios reais para aceitar situações como as do parágrafo anterior. Se é para me prender à loja, que banquem a parte do leão.

E o Sérgio Rodrigues nos lembra (a nós, leitores) de algo fundamental: é preciso concentração, isolamento e alguma solidão para que um livro seja de fato lido. Logo, é preferível um e-reader que usa a internet apenas para baixar conteúdo a um protótipo de netbook que promete navegação na internet, conexão 3G, MSN, Facebook, Twitter, Youtube, etc, etc, etc:

[…]Sem uma capacidade mínima de concentrar a atenção, de isolar o zunzum do mundo, ninguém consegue ler nem duas páginas do Cebolinha. A internet é uma maravilha, não me entendam mal. Mas é também o mais eficaz exterminador de concentração já inventado pelo homem. Sendo assim…

Meu e-reader sem browser, por favor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: