Afinal, o que ler?

Acho que a pergunta mais comum feita a escritores já reconhecidos é: o que você diria a um escritor iniciante? ou qualquer variação disso. No fundo, estamos sempre querendo saber o que eu devo ler se quiser ser escritor. Boa parte deles dirá que se deve ler de tudo, do pior e do melhor, de bula de remédio a épicos russos do século XIX, de esoterismo lacrimante aos vários candidatos ao título de grande romance norte-americano do século XX. Porque apenas esta leitura ampla poderia nos fazer distinguir o bom do ruim, o mediano do genial.

Ok, permitam-me discordar, com toda a humildade.

Se eu fosse um escritor reconhecido, primeiro admitiria que a minha fórmula de leitura funcionou para mim e nada no mundo garante que funcionará para você ou qualquer outra pessoa. Dito isso, eu completaria que a vida é curta demais, única e que eu não acredito em reencarnação. Logo, ler coisas sabidamente ruins é pura perda de tempo. Em seguida, emendaria com algo aparentemente contraditório: Leia aquilo que você gosta de ler. Eu tenho um gosto particular por determinados estilos e ideias, como qualquer outra pessoa, e naturalmente privilegio este gosto. Minhas escolhas de livros baseiam-se geralmente no que leio em blogs, sites e revistas, quase sempre artigos e posts escritos por outras pessoas que gosto de ler e nas indicações de amigos. É simples. Em segundo lugar, eu diria para ler os clássicos, em verso e prosa – e texto teatral também. Porque, parafraseando Umberto Eco, é melhor ler os clássicos do que não os ler. Também algo muito simples. Isso já é o suficiente para uma vida inteira de leituras.

Opa, tem mais uma coisa: Nada, nada mesmo, garante que estas leituras, ou quaisquer outras, vão transformar alguém em escritor. A vida é assim mesmo. Talvez você prefira ser músico ou engenheiro químico. Mas os livros que leu continuarão com você.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: