Afinal, o que ler?

Acho que a pergunta mais comum feita a escritores já reconhecidos é: o que você diria a um escritor iniciante? ou qualquer variação disso. No fundo, estamos sempre querendo saber o que eu devo ler se quiser ser escritor. Boa parte deles dirá que se deve ler de tudo, do pior e do melhor, de bula de remédio a épicos russos do século XIX, de esoterismo lacrimante aos vários candidatos ao título de grande romance norte-americano do século XX. Porque apenas esta leitura ampla poderia nos fazer distinguir o bom do ruim, o mediano do genial.

Ok, permitam-me discordar, com toda a humildade.

Se eu fosse um escritor reconhecido, primeiro admitiria que a minha fórmula de leitura funcionou para mim e nada no mundo garante que funcionará para você ou qualquer outra pessoa. Dito isso, eu completaria que a vida é curta demais, única e que eu não acredito em reencarnação. Logo, ler coisas sabidamente ruins é pura perda de tempo. Em seguida, emendaria com algo aparentemente contraditório: Leia aquilo que você gosta de ler. Eu tenho um gosto particular por determinados estilos e ideias, como qualquer outra pessoa, e naturalmente privilegio este gosto. Minhas escolhas de livros baseiam-se geralmente no que leio em blogs, sites e revistas, quase sempre artigos e posts escritos por outras pessoas que gosto de ler e nas indicações de amigos. É simples. Em segundo lugar, eu diria para ler os clássicos, em verso e prosa – e texto teatral também. Porque, parafraseando Umberto Eco, é melhor ler os clássicos do que não os ler. Também algo muito simples. Isso já é o suficiente para uma vida inteira de leituras.

Opa, tem mais uma coisa: Nada, nada mesmo, garante que estas leituras, ou quaisquer outras, vão transformar alguém em escritor. A vida é assim mesmo. Talvez você prefira ser músico ou engenheiro químico. Mas os livros que leu continuarão com você.

Deixe uma resposta

