Da importância da ficção

Por que o contato com a ficção é tão importante?

Os livros acumulam a sabedoria que os povos de toda a Terra adquiriram ao longo dos séculos. É improvável que a minha vida individual, em tão poucos anos, possa ter tanta riqueza quanto a soma de vidas representada pelos livros. Não se trata de substituir a experiência pela literatura, mas multiplicar uma pela outra. Não lemos para nos tornar especialistas em teoria literária, mas para aprender mais sobre a existência humana. Quando lemos, nos tornamos antes de qualquer coisa especialistas em vida. Adquirimos uma riqueza que não está apenas no acesso às idéias, mas também no conhecimento do ser humano em toda a sua diversidade.

Tzvetan Todorov, em entrevista a Bravo!, diz o que não se esperaria de um dos pioneiros do estruturalismo: “Literatura não é Teoria, é Paixão”. Ótima entrevista que merece ser lida.

A propósito: já tive uma longa discussão com pessoas que acreditam que ficção é sinônimo de ficção científica. Venci com um argumento bastante simples; pedi que abrissem um jornal ou revista semanal e dessem uma olhada nas listas de mais vendidos, de ficção e não-ficção. Assunto encerrado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: