A Cultura dos Sebos, pelo criador da Estante Virtual

Eu já elogiei a Estante Virtual aqui mais de uma vez. Criada por André Garcia quando, cansado da vida corporativa, voltou-se ao mundo acadêmico e encontrou dificuldades para encontrar alguns títulos de que precisava para concluir o mestrado. Logo percebeu uma lacuna interessantíssima no mercado. Nascia, depois de bastante trabalho, a Estante Virtual.

Nesta entrevista concedida a revista Língua Portuguesa, Garcia fala sobre o papel dos sebos, o seu alcance no Brasil e especialmente sobre como o leitura é sabotada nos tempos que vivemos, da escola ao dia-a-dia e chegando mesmo a internet. Cito o início da entrevista:

O brasileiro não gosta de ler ou não compra livros por achar muito caro?
Os dois. Há muita gente que poderia gostar e não gosta, mas há ainda mais gente disponível à leitura se o livro fosse barato. Para quem não gosta de ler, há a razão educacional: a escola ensina a não gostar, usa uma metodologia que tem êxito inverso. Temos uma base pedagógica em que ler é obrigatório e a biblioteca é vista como lugar de castigo. Mas leitura é subjetividade, é ver o que agrada à sensibilidade e se ajusta à sua forma de ser, ao seu momento. A escola nunca me deu esse espaço e duvido que, salvo exceção, garanta isso a muito aluno. Para os que driblam a escola e aprendem a gostar de ler, há um preço alto a ser encarado. Se você considerar só a lista dos dez mais vendidos, a média é de R$ 43 o exemplar. Lê esses livros quem tem mais recurso.

Muitos acham que best-seller estimula a leitura.
Tudo bem, o cara lê 800 páginas de Harry Potter. Mas esse tipo de livro leva mesmo a outra leitura que não seja a mais coisa parecida com Harry Potter? Outro dia, um membro da Câmara Brasileira do Livro disse num evento que se o brasileiro ler bula de remédio, ou revista de fofoca, já está ótimo. Na minha opinião, isso é só tecnicamente leitura. A leitura tem de estimular a imaginação e a reflexão. Qualquer leitura não é leitura.

Uma resposta to “A Cultura dos Sebos, pelo criador da Estante Virtual”

  1. Enzo Says:

    excelente a entrevista…;) vale a pena ler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: