E se tudo o que sabemos sobre o universo estiver errado?, ou, Pergunte ao Douglas Adams

Do Update or Die, vem esta notícia interessantíssima e digna de Sheldon Copper. Com a descoberta de uma força absurda e capaz de arrastar aglomerados inteiros de galáxias, a tal dark flow, alguns cientistas cogitam seriamente que tudo o que sabemos sobre o universo pode estar errado . Na verdade, parece haver toda uma família de fenômenos cosmológicos cuja explicação não pode ser encontrada nas teorias mais populares (ou seja, entre alguns milhares de físicos) e aceitas: o Big Bang, a matéria escura, a física quântica, a teoria das cordas, etc, etc. Justo agora quando aumentava a esperança de se dar passos maiores em direção a uma “teoria de tudo”, que reuniria estas ideias e mais algumas em um conjunto coerente.

Ao ler isso, meu irmão se lembrou de Douglas Adams, sempre citado neste blog, e seu Guia do Mochileiro das Galáxias. Pois bem, diz o guia: algumas pessoas acreditam que se um dia, alguém entender para que serve o universo, ele automaticamente se destruirá e surgirá em seu lugar algo ainda mais inexplicável e confuso do que antes. E outras pessoas acreditam que isso já aconteceu.

A propósito, pensar em uma força cósmica tão poderosa que faz um buraco negro parecer um suspiro hesitante dá um certo medo, não? Faz pensar em nossa microscópica, não, nanoscópica insignificância, certo? Tudo bem, não se preocupe. Mais uma vez, siga o Adams e leia o lema escrito lá no banner do blog: Não entre em pânico. Afinal, não vai adiantar mesmo.

Se você não sabe quem foi Douglas Adams e desconhece totalmente o que é este Guia do Mochileiro das Galáxias, ouça o sensacional podcast dedicado a ele feito pelo pessoal do JovemNerd: Nerdcast 209 – Douglas Adams: A Vida, o Universo e Tudo o Mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: