Sobre o Sete de Setembro

Quando eu era menino, adorava o desfile de Sete de Setembro. Na verdade, como todo moleque, eu gostava mesmo era da oportunidade de apreciar máquinas que se não vê (felizmente!) todo dia: tanques, aviões, blindados e canhões. Àquela época, eu costumava pedir aos meus pais para que comprassem livros sobre maquinário de guerra e que formavam uma coleção vendida em bancas. Nem preciso dizer que, com as finanças sempre oscilantes de minha família, jamais consegui completar todos os números faltantes.

Curiosamente, jamais quis ser militar. Nem mesmo quando bem novo; na verdade, lembro-me bem de que aos seis ou sete anos de idade já torcia para não ser selecionado para prestar o serviço obrigatório quando chegasse aos dezoito anos. Não, eu não tinha coisa alguma contra o mundo fardado; era uma consciência excessivamente precoce de minhas próprias limitações. Eu era fraco, franzino, desajeitado – como eu me daria bem em um universo que exige exatamente o contrário? Não foi surpresa alguma quando fui dispensado do serviço. Com a contradição típica de um adolescente, me senti mal por uns dias, como se minha entrada na vida adulta houvesse sido rejeitada ou adiada.

Talvez eu não teria me dado tão mal assim durante o meu período de serviço obrigatório, mas também é verdade que eu nunca tive a menor vontade de ingressar na carreira militar. Logo, eles saíram no lucro – menos um cadete chato e incompetente para cuidar.

Aproveitando o assunto, está mais do que na hora de as forças armadas serem tratadas com mais respeito: caças caindo aos pedaços não combinam com a imagem de país (supostamente) bem-sucedido que os últimos tempos tentam impor.

Deixe uma resposta

