Sobre mashups literários

Depois do sucesso de Orgulho e Preconceito e Zumbis, era apenas questão de tempo para que a onda de mashups literário atingisse o Brasil. A ideia é sempre a mesma: toma-se uma obra clássica e já de domínio público e insere-se nela elementos absolutamente estranhos ao romance original. Quanto mais pop e um tanto trash, maiores as chances da mistureba fazer sucesso: ETs, zumbis, andróides, monstros marinhos. O jornal O Globo publicou trechos de obras que misturam Machado de Assis a mutantes e Escrava Isaua a vampiros.

Sem ler os livros, seria precipitado e bem ridículo fazer qualquer comentário sobre suas qualidades. Mas gosto de pensar que, independentemente do resultado alcançado pelos seus autores, mostram que não há textos sacros na literatura. E nem deve existir. À exceção das limitações impostas pelas questões legais e de direitos autorais (gostemos delas ou não), a citação, apropriação e brincadeiras (o mashup não passa muito disso mesmo) com personagens, tramas e locais faz parte do jogo.

Há, claro, uma discussão um tanto tola sobre a questão do plágio nestes casos, o que não faz o menor sentido. Os autores jamais deixaram de citar, explicitamente, as fontes e inspirações – trata-se, no caso de Orgulho e Preconceito e Zumbis, de um tipo de colagem literária, já que mais de 80% do texto original foi mantido. Podemos também indagar qual a relevância de um texto tão reverente ao original, mas talvez estejamos apenas levando a sério demais uma inofensiva brincadeira literária.

De qualquer forma, confesso que tenho uma pilha de livros ainda não lidos que chamam muito mais a minha atenção do que os romances-mistureba. Por enquanto, estou empenhado em diminuir esta pilha, mesmo sabendo que fracassarei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: