A FEB e a história que poucos conhecem

Ao contrário do que muito provavelmente você aprendeu na escola com seus professores, a história não é uma soma maluca de datas, movimentos e revoluções – também não é uma marcha inexorável rumo a superação do capitalismo, sinto dizer. A História (agora sim, com H maiúsculo) é feita por pessoas como eu e você, que viveram, sofreram, conquistaram, se estreparam. Parece óbvio, mas o Brasil se esquece disso com frequênca maior do que a maioria dos outros países.

Nós nos esquecemos da FEB – Força Expedicionária Brasileira – que lutou na Europa na Segunda Guerra Mundial. Quando o último dos veteranos desaparecer, não haverá notas no Jornal Nacional nem matéria na Veja. O Brasil terá perdido a chance única de demonstrar o respeito que estes senhores merecem e sempre mereceram – mas raras vezes conquistaram.

Pois bem, graças a este artigo no Contraditorium de Carlos Cardoso, HERÓIS: Currahee É Aqui, descobri a história espetacular de três soldados brasileiros que resistiram sozinhos a toda uma companhia alemã. É impossível não se emocionar com o que o oficial alemão fez após o triste e inevitável fim dos pracinhas: mandou que fossem enterrados em covas individuais e identificadas com os seus nomes. E marcou o local com uma inscrição: Drei brasianische helden, Três heróis brasileiros.

Felizmente, há dois projetos cinematográficos em andamento para contar esta e outras histórias: O média Heróis (blog oficial) e o longa A Montanha (teaser com cenas já gravadas na Itália). Vou acompanhá-los a partir de agora e posto por aqui as novidades. Mas leia o artigo do Cardoso: há mais informação lá sobre as façanhas da FEB do que em muitos livros de história por aí.

Uma resposta to “A FEB e a história que poucos conhecem”

  1. ulisses Says:

    muito bom saber de historias de herois brasileiros
    isso eleva a moral desse povo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: