A besteira de Von Trier e a histeria de Cannes

Não há dúvidas de que o cineasta Lars von Trier falou muita besteira em Cannes. Aliás, ele adora fazer este personagem – em entrevista anterior, insinuou que o ex-presidente norte-americano George Bush teria um caso com Condolezza Rice -, mas agora resolveu tocar na ferida aberta da Europa com o dedo sujo de ironia. Ao contrário do que a imprensa andou vendendo por aí, von Trier nunca afirmou ser nazista. A sua fala completa está transcrita no site Cinema em Cena, onde fica claro que sua tentativa desastrada de ser irônico só conseguiu mesmo afundá-la no mau gosto.

Por outro lado, a reação de Cannes foi desproporcional: tornado persona non grata, o cineasta foi sumariamente expulso do festival, mesmo depois de se desculpar. Em seguida, a distribuidora argentina de seu novo filme, Melancholia (do qual já falei brevemente aqui) decidiu cancelar a sua exibição. Mesmo que Melancholia tenha permanecido na competição, perdeu a Palma de Ouro para A Árvore da Vida, de Terêncio Maluco (copyright by Ana Maria Bahiana), embora a atriz Kristen Dunst tenha levado o prêmio para casa. O nazismo é uma sombra tão monstruosa sobre o sombrio continente europeu que mesmo a menção mais estúpida a ele acaba cercada por patrulheiros. Recentemente, o escritor Louis-Ferdinand Céline foi excluído das comemorações culturais francesas neste ano. Motivo: seu antissemitismo. Detalhe: Céline está morto há 50 anos.

Curiosamente, a mesma Cannes que expulsou von Trier recebe o maluco falastrão Mel Gibson de braços abertos com o filme dirigido pela sua amiga (talvez a única) Jodie Foster, The Beaver. E duvido seriamente que eles teriam ressalvas quanto a presença de Roman Polanski.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: