Quer comprar uma estante para livros?

Lendo o artigo de Claudio de Moura Castro na Veja, Onde comprar estantes de livros?, lembrei-me da minha própria peregrinação. Ao me mudar, trouxe um grande e sólido móvel que me serve de estante e escrivaninha, além de acomodar o computador, impressora, modem, DVDs e uma réplica do DeLorean de De Volta Para O Futuro que foi presente do meu irmão. Mas, quando a quantidade de livros acabou superando as dimensões deste móvel, saí a procura de uma estante para eles, acreditando piamente que seria algo trivial, fácil de se encontrar.

Após andar em todas as lojas e sites mais conhecidos e, claro, depois de descartar as opções muito feias e as ridiculamente caras, fui encontrar duas pequenas “bibliotecas” (assim eram descritas nas etiquetas) em uma loja perto de casa. O preço era justo e a qualidade, boa. Tenho as duas aqui ainda e já estão chegando aos seus limites. Logo terei de tomar a decisão que a maioria dos proprietários de livros acabam sendo obrigados a tomar: improvisar ou mandar fazer suas estantes sob medida. Mas o que Claudio de Moura Castro não deixou escapar em seu artigo é tão óbvio quanto aterrorizante: Não existe mercado para estantes de livros no Brasil porque quase ninguém lê.

Aliás, lembro-me bem de não encontrar, na maior parte das casas de amigos e conhecidos, livros. Não falo de uma estante ou uma biblioteca, mas apenas alguns livros, empilhados em algum canto, ou enfileirados ao lado da televisão. De preferência, livros nitidamente manuseados, as folhas marcadas, e não estas edições monstruosas de arte, compradas apenas para combinar com o quadro ou os jarros, e que foram vistas na capa de alguma revista de decoração.

No final do artigo, o autor sugere a criação de um índice semelhante ao Índice BigMac , para medir a educação e hábitos de leitura de um país a partir da quantidade de estantes para livros disponíveis em sites das lojas de móveis locais. Nem é preciso dizer onde estaríamos na lista resultante deste suposto índice.

4 Respostas to “Quer comprar uma estante para livros?”

  1. Luiz Matos Says:

    Infelizmente, essa é a realidade do nosso país. Ações como reduzir o “IPI” dos livros, também poderiam aumentar a presença destes itens tão importantes nos lares dos brasileiros.

  2. Edilene Says:

    Hoje meus livros tem moradia, mas durante muito tempo viveram em casas provisórias, foi um tempo muito difícil, mas graças a Deus e ao meu marido, hoje todos tem um lar. Posso dizer até que são meus vizinhos, ou que moram no mesmo condomínio, e diferente do que acontece com meus vizinhos reais, esses ( meus livros ) já compartilharam de horas ao meu lado, já viajamos juntos, alguns já até dormiram ao meu lado…

    ” Pra quê tanto livro “, foi o comentário de uma visita. Meu susto foi tanto que fiquei sem resposta.

  3. Só para contrariar « Universo Tangente Says:

    […] Recentemente, reclamei da quase ausência de estantes a venda no Brasil, nas lojas virtuais ou não. Pois bem, acabo de receber um daqueles e-mails de ofertas (o pior é que eu autorizei a loja a enviá-los para mim…) e não é que está lá um “livreiro” à venda? Antes que algum troll engraçadinho venha me acusar de fazer propaganda disfarçada de post, é bom dizer que não recebo um centavo sequer por divulgar este link, faço isso pelo inusitado mesmo: aqui está. Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  4. Ana Says:

    Eu estou tentando vender uma estante para livros, em Madeira maciça, feito por um excepcional marceneiro e nao consigo…cheguei a pensar que ninguém mais se interessaria por um móvel com essas características. E nova! Só que com a chegada de mais um filho, a biblioteca foi espalhada nos quartos dos outros filhos e a estante nao me e mais essencial…pensei que só eu mesma tivesse sido tão louca a ponto de mandar construí-lá. Graças a Deus, nao estou sozinha…

Deixe uma resposta

