Os sinais sutis

Recebo um e-mail quase diário com ofertas de livros. Hoje, ao lê-lo, percebi que o título do livro e a sinopse não se encaixavam. Por alguma razão, o sistema (ou a pessoa; por que pensamos que tudo é obra de algum software?) havia trocado os dois. O título era O Menino que via Demônios, de Carolyn Jess-Cooke. Mas a sinopse era de Pulso, de Julian Barnes. Pesquisei pelo primeiro livro, mas o que realmente me interessava era a sinopse. Abri meu Google Drive (ex-Google Docs) e coloquei Pulso na longa lista de obras que pretendo ler, sabe-se lá quando.

Fechei o documento, o e-mail e voltei a navegar pelo site Livros Abertos. Como eu já havia percorrido as oito primeiras páginas de resenhas (aliás, site recomendado), pulei logo para a nona. E ali estava o Julian Barnes, me esperando com O Sentido de um Fim. Li a resenha, abri novamente o tal arquivo com as dezenas, talvez mais de uma centena,  de leituras agendadas, e o acrescentei também. Desliguei o computador e saí. Passava, sem prestar muita atenção, pela vitrine da Livraria Leitura em um shopping. De novo: Pulso, lançamento em destaque.

Não acredito em sinais, predestinações, sincronicidade; por via das dúvidas, comprei o livro. Não sei quando o lerei, e é provável que daqui a um tempo me esquecerei de que não o escolhi completamente, mas tive um pouco de ajuda do destino, esta entidade imaginária.

Nota cabotina:  Lembro-me de que, no final do ensino fundamental, quando ainda era chamado de primeiro grau, a professora pediu uma redação sobre o destino. Fui o único (eu e mais dois, talvez; já não tenho tanta certeza) que escreveu um texto contra a entidade que decidiria, secretamente, os passos de todos nós. Eu poderia discorrer, usando a quase ausência de educação católica em minha família e a sua onipresença nas de meus ex-colegas como justificativa, mas prefiro apontar a insistência de Barnes hoje como uma ironia delicada. Você sabe de quem.

Deixe uma resposta

